Seja muito bem vindo(a)

"A reprodução do contéudo deste blog sem a devida autorização é proibida de acordo com a lei 9.610/98"

22 de março de 2012

4

Quilombo Fazenda da Caixa - Ubatuba-SP

No artigo de hoje conto um pouquinho do Quilombo Fazenda da Caixa, na verdade, uma  manifestação histórica e cultural ao vivo.
No passado, mais precisamente no século XVIII, essa fazenda tinha o objetivo de beneficiar a cana, transformando-a em álcool, cachaça e açúcar. Embrenhada na mata está a trilha do Corisco, que termina em Paraty-RJ e era uma das rotas por onde as mercadorias produzidas na “Fazenda da Caixa” seguiam. O rio, nessa época, era navegável, permitindo que a produção também seguisse em embarcações.

19 de março de 2012

27

Oficina de Bolsas no Quilombo em Ubatuba

Entre os dias 14 e 17 de Março. ministrei uma oficina nos moldes e padrões  do Projeto Reciclando Vidas.
O objetivo principal foi apresentar o artesanato sustentável com a possibilidade de geração de renda para uma comunidade de Remanescentes de Quilombo.
Localizada na Fazenda da Caixa, no Municipio de Ubatuba a comunidade conta com cerca de 150 pessoas, onde são assistidas pelo Projeto Ponto de Cultura Olhares de Dentro. Foi muito interessante e gratificante realizar esta oficina, as pessoas foram muito participativas e interessadas, o resultado final foi muito bom e já estou na torcida pela continuidade e crescimento do projeto.

16 de março de 2012

12

Espaço Aluno - Marilene Freire (Rio Bonito/RJ)

Marilene está entre as artesãs mais participativas deste Blog, ela reside em Rio Bonito-RJ e nos brinda com um pouco do seu trabalho, fico extremamente feliz pelos resultados da Marilene, que por ser muito caprichosa já colhe os frutos do seu trabalho, vejam o que ela nos conta:

" Aqui vão alguns modelos das bolsas que fiz através das explicações de suas apostilas, procuro sempre seguir direitinho os passos e dá tudo certo. Além dessas fiz muitas outras mas nem deu tempo para tirar foto, pois todas que faço vendo (digo meu esposo vende). 
Fiz uma bolsa praia no tom roxo que ficou bem proxima das suas, mas aqui tenho dificuldades para encontrar as argolas coloridas. Então tenho que improvisar. É muito gratificante quando chegamos ao resultado final."

4 de março de 2012

29

Carteiras Revestidas com Palhinha Italiana

Há algum tempo atrás ganhei algumas amostras de um material que é usado para revestimento de paredes, forros ou para decoração de móveis e objetos (portas, biombos, divisórias de ambientes, cúpulas de abat-jour, cortinas, persianas, chapéus, calçados, etc.).
A palha de fibra natural conhecida também, como: Palha italiana, palha indiana, palha chinesa, palhinha, rattan, malaca, palinha, malacca.