Seja muito bem vindo(a)

"A reprodução do contéudo deste blog sem a devida autorização é proibida de acordo com a lei 9.610/98"

15 de julho de 2011

2

Dúvidas mais frequentes


Recebo muitos e-mails com diversas dúvidas e questionamentos a respeito das Bolsas de Caixas de Leite, então resolvi reunir algumas delas neste artigo, a intenção é auxiliar outras pessoas que tenham dúvidas semelhantes, retirei o nome das pessoas para preserva-las de seu direito.



1) Posso lavar as bolsas, elas resistem a água?
R: A base desse trabalho são as caixas de leite ou suco tipo TetraPak, esse material é muito resistente pois é composto por três camadas, papel, alumínio e plástico. Porém utilizamos para revestimento basicamente, filtro de café (papel) e tecido, colados com cola a base de PVA . 
Ao molharmos a bolsa poderá ocorrer  manchas devido a cola, então recomendo não molhar a bolsa em excesso, pois poderá danifica-la.
 Mas pode ocorrer eventualmente, durante o uso a pessoa tomar uma garoa, comigo já aconteceu diversas vezes e nada aconteceu a bolsa.

2) Nunca fiz artesanato, com as apostilas vou conseguir fazer as bolsas?
R: Para ser honesta, como tudo na vida, você precisa antes de tudo gostar de artesanato e trabalhos manuais, se esse é o seu caso meio caminho já está traçado.
Nas apostilas procurei deixar o mais claro possível todos os procedimentos para fazer as bolsas, praticamente todos os passos foram fotografados e o que mais me dá segurança é que passei as apostilas para mais de duzentas pessoas e não tive uma reclamação sequer. Pelo contrário, o Espaço Aluno no Blog mostra trabalhos lindíssimos, feitos por pessoas que adquiriram as Apostilas.
Confesso que foi muito mais difícil elaborar as apostilas do que propriamente fazer as bolsas.

3) Você usa algum tipo de máquina para fazer as bolsas, tipo de costura?
R: Não, as bolsas são feitas manualmente, sem qualquer uso de maquinário, somente cola e muita criatividade.

4) Você vende as bolsas, aceita encomendas.
R: Sim, estou a disposição e todo trabalho é sempre bem vindo e abençoado.

5) Nas apostilas a Sra. ensina todos os modelos de bolsas?
R: O objetivo das apostilas é ensinar a fazer as bolsas, independente do seu modelo, procuro passar à técnica, os macetes, as dicas que considero relevantes. Somente a Bolsa Balada é que precisei fazer uma apostila exclusiva para ela, pois a maneira de confecciona-la é diferente das outras.

6) Como você deixa o filtro de café com mais manchas, os meus ficam clarinhos.
R: Coloque o filtro para secar ao sol, mas não retire o pó de café, só o faça depois de bem seco, caso queira escurecer mais ainda, faça o seguinte, coloque vários filtros com o pó de café e uma assadeira e despeje um pouco de água quente ou até mesmo aquele café que sobrou e que você ia jogar fora. Deixe de molho por algum tempo e ponha para secar. Depois de seco abra o filtro com cuidado e com uma escovinha macia vá retirando o pó de café (borra), que pode ser usado em vasos e jardim.

 7) Gostei muito das apostilas, já estou fazendo as bolsas e pela qualidade do seu trabalho você poderia cobrar mais por elas.
R: Fico muito feliz que tenha gostado e que está aproveitando, quanto ao valor das apostilas o objetivo é que elas cheguem ao maior número de pessoas e entidades possíveis, pensei até coloca-las gratuitamente, mas ai estaria ferindo o principio da sustentabilidade (social, econômico e ambiental) ao qual balizo meu trabalho, se quebrasse qualquer um desses elos acho que a coisa não iria funcionar.

8) Por quanto posso vender minhas bolsas?
R: A questão comercial é sempre mais complicada, uma série de fatores vai determinar quanto valem suas bolsas, região, publico e qualidade do trabalho, são alguns elementos que influenciam na composição do preço.
Lembre-se sempre que estamos falando de artesanato onde cada trabalho é único e por mais que você tente não vai conseguir fazer outro idêntico. Mas para não te deixar sem parâmetro aqui na minha região vendo as bolsas entre R$ 35,00 e R$ 60,00, dependendo do tamanho e grau de dificuldade.

9) Como faço para revestir um sapato como aquele seu que combina com a bolsa balada?
R:  Vamos lá:
- Limpe muito bem o sapato, remova graxas, poeira, etc...
- Use um tecido fino, pois é mais fácil de trabalhar e não cria rugas na hora de colar
- Use cola pano (Super Cola Pano da Acrilex) é uma das melhores
- De preferência a sapatos de couro
- Lixar levemente a superfície que receberá o revestimento, assim a cola fixará melhor
- Corte o tecido com um pouco de sobra e depois acerte com uma tesoura pequena e faça os arremates (acabamento)
- Aplique verniz acrilico para impermeabilizar o tecido
- Combine o tecido com salto do sapato e claro com os outros acessórios, bolsa, carteira, pulseira...

10) Qual a altura e a distância que devo fazer os furos na bolsa para passar a fita cetim.
R: Os furos podem ser feitos com aproximadamente 1cm da borda da bolsa e com 1,5cm de distância entre eles.
artesanato em caixas de leite, a fazer bolsas com caixa de leite, artesanato,

artesanato de caixas de leite, artesanato passo a passo, passo a passo artesanato, artesanato em garrafa pet,

caixas de leite, carteira, caixas de leite, reciclagem de artesanato, fazer bolsas, bolsa passo a passo,

caixas de leite artesanato, reciclagem e arte, bolsas de caixa de leite, apostila passo a passo, e ebook, reciclar, como reciclar, tetra pak 


2 comentários:

fomoraes disse...

Oi Tereza, a minha dúvida é na hora de furar, tem que ser com o furador de papel? Fura-se antes ou depois da colagem de tecido? Aguardo anciosa a resposta.
Grato

Anônimo disse...

Olá Tereza.Depois de feito a compra das apostilas, por volta de quantos tempo irei recebe-las?Ah já ia me esquecendo você tem uma nova fã euuu.bj

Comente aqui sobre este artigo, sua opinião é muito importante.