Seja muito bem vindo(a)

"A reprodução do contéudo deste blog sem a devida autorização é proibida de acordo com a lei 9.610/98"

22 de março de 2012

4

Quilombo Fazenda da Caixa - Ubatuba-SP

No artigo de hoje conto um pouquinho do Quilombo Fazenda da Caixa, na verdade, uma  manifestação histórica e cultural ao vivo.
No passado, mais precisamente no século XVIII, essa fazenda tinha o objetivo de beneficiar a cana, transformando-a em álcool, cachaça e açúcar. Embrenhada na mata está a trilha do Corisco, que termina em Paraty-RJ e era uma das rotas por onde as mercadorias produzidas na “Fazenda da Caixa” seguiam. O rio, nessa época, era navegável, permitindo que a produção também seguisse em embarcações.

Hoje, os tempos são outros. A Fazenda da Caixa é chamada de Casa da Farinha, porque foi adaptada para a produção de farinha de mandioca, na década de 50.
Virou propriedade do Governo do Estado e está situada no Núcleo Picinguaba, uma área de preservação que impede o plantio de mandioca na quantidade necessária para realizar a produção de farinha. A terra utilizada exaustivamente cansou-se de produzir e a Casa da Farinha só funciona de vez em quando. 
E foi nesse local que respira história que realizei a oficina de bolsas, adaptando a realidade dos novos tempos procurando incoporar noções práticas de sustentabilidade e preservação ambiental, foi uma experiência impar.

Conheça o Quilombo da Fazenda




  







 





  


 artesanato em caixas de leite, a fazer bolsas com caixa de leite, artesanato,
artesanato de caixas de leite, artesanato passo a passo, passo a passo artesanato, artesanato em garrafa pet,caixas de leite, carteira, caixas de leite, reciclagem de artesanato, fazer bolsas, bolsa passo a passo,caixas de leite artesanato, reciclagem e arte, bolsas de caixa de leite, apostila passo a passo, e ebook, reciclar,como reciclar, tetra pak craft on milk cartons, bags of cash to make milk, crafts, handicrafts, milk cartons, craft step by step, step by step crafts, pet bottle, milk cartons, wallet, milk cartons, recycling crafts, make handbags, purse step by step, milk cartons crafts, art and recycling bags, milk carton, step by step book and ebook, recycle, how to recycle, tetra pak


4 comentários:

Rose_bibi_ale disse...

Meus parabéns por ajudar quem tanto necessita. Acredite que Deus fica muito feliz com tudo isto, você faz um pouquinho do que ele mandou que todos fizéssemos. Muito bom te conhecer. Beijo

Amato Jane disse...

Oi Tereza,fiko feliz por pessoas como vc ,de ter essas idéias brilhantes...com capacidade de transformar o ruim em belo,
Parabéns e    é isso aí,se tds fizessem  essa diferença,o País 
estaria bem melhor...DEUS CUIDE DE TI....BJKS   JANE

Edilamar Marques disse...

Eu achei o lugar muito bonito, acredito que precisa ser mais divulgado sim, somente dessa forma podemos ajudar essa comunidade, obrigada por nos presentear com essas fotos lindas.

Marcilenevasconcellos disse...

nossa que paraiso...esse sim é um lugar abençoado pra se viver....que DEUS continue abençoando todos por la....

Comente aqui sobre este artigo, sua opinião é muito importante.